Digitalizar as brincadeiras

Há coisas da nossa infância que se tornam marcantes, por um ou outro motivo (ou até por um conjunto deles) e de que temos saudades em adultos.

Um dos meus vícios de pré-adolescência eram os livros das “Aventuras Fantásticas”. Alguém aí está comigo? Não são as aventuras da Ana Maria Magalhães e da Isabel Alçada, são uns livros, geralmente de semi-terror, com a contra-capa verde, que se liam e jogavam com dados. Já vos está a soar a qualquer coisa?

Pois eu tive muitos… e joguei-os todos. E às vezes fiz batota quando escolhi um caminho numa bifurcação e percebi que era um beco sem saída.

Vai daí (adoro esta expressão) decidi transformar um deles numa coisa mais moderna: um livro interactivo para iPad. Já existem alguns livros destes em formato de jogo para tablet, mas eu queria fazer um, eu própria.

Posto isto, mãos à obra… arranjei o texto, criei um widget para substituir a aleatoriedade dos dados e eis que está pronto para exportar o ficheiro final. Granda pinta! I’m in love with technology!

fighting-fantasy-1024x798

6 thoughts on “Digitalizar as brincadeiras

  1. Tenho a colecção quase toda, em papel claro está.

    Entretanto a Verbo, que hoje pertence ao grupo BABEL, está a relançar a colecção em português, desta vez incluindo alguns livros que não foram lançados cá antes.

    Depois terás que me enviar o teu exemplar, para eu “brincar” um bocadinho (desde que seja compatível com dispositivos Android, claro!).

    • Epa, pois, esse é que é o problema… Estou a fazer aquilo no ibooks author que é uma ferramenta da Apple para fazer livros digitais. Até consigo converter para outros formatos, mas penso que depois os widgets não vão funcionar…

Deixar um comentário

