O que faz uma ateia na missa?

No meu caso é fácil de responder… já fiz quase tudo, menos estar no lugar do padre…

O meu percurso de escola,  faculdade e voluntariado católicos levou-me a ter entre os meus amigos e conhecidos mais padres e seminaristas do que seria expectável, ainda mais para uma ateia convicta. Porém, além de preparar as missas de campo, ir a missas de ordenação, missas novas, cantar nos casamentos de amigos e assistir aos votos dos noviços da Companhia de Jesus, como se tudo isso não bastasse, há quase três anos achei por bem ter como hobby cantar num coro de Gospel. Pumba! Mais não sei quantas missas de casamento, missas de reis e até missas de corpo presente.

Ainda assim, raramente tenho o sentimento que tive este fim-de-semana, quando cantámos na igreja de Queijas, a convite do padre Alexandre, por ocasião da missa do baptismo de Jesus.

Eu juro que tenho mesmo muita dificuldade em entender… os rituais, a fé, as leituras… mas aquela igreja cheia de gente, a homilia de um padre que faz questão de ser homem, como todos os outros, próximo da sua população, aberto à alegria e às coisas novas, voltou a fazer-me sentir parte de um momento especial. O coro cantou nas escadas do coro, e por acaso eu era a que estava mais lá no alto.  As notas finais do Total Praise a ecoar na igreja e aquela visão lá de cima daquele conjunto de pessoas em comunhão naquele mesmo espaço, deu-me arrepios (um vibrato extra, vá…).

Queijas tem muita sorte em ter um padre assim!

12400441_566714600160101_6287778879049368012_n

Imagem gentilmente roubada na página de Facebook da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas.

3 thoughts on “O que faz uma ateia na missa?

Deixar um comentário

