Jerusalém no sofá

Não há nada a fazer. Quando pego num livro do Daniel Silva, é certo e sabido que, a partir do primeiro terço, é melhor esperar pelo fim-de-semana, porque não vai dar para largar. A última vez que o Allon (protagonista da série e estrela maior da Mossad, os serviços secretos israelitas) me apanhou despercebida foi no Porto, num quarto de Hotel, entre os dois dias de um congresso sobre a morte. Estava eu, leitora incauta, a ler um pouco antes de dormir, sem saber que iria passar a noite em claro e passar o dia seguinte no congresso a bater com a cabeça nas paredes. É porque há ali uma altura, em cada um dos romances, em que pomos na lapela o distintivo da Dream Team comandada por Allon e depois não dá para ir embora antes da mais recente e mortífera ameaça ao estado de Israel estar anulada.

Desta vez foi “O Anjo Caído”, um dos últimos a sair e o que tem mais cenas passadas em Israel, levando-nos por uma inacreditável viagem ao subsolo de Jerusalém e a uma disputa pela sobrevivência e pela história. Eu juro que estava a muito menos de meio. E depois, deitei-me no sofá, com a Ema ao colo e o sol algarvio a entrar pela janela e só terminei perto das onze da noite, depois do Papa ter regressado ao Vaticano em segurança e o Hezbollah ter voltado para casa, para lamber as feridas. E eu que tinha tantas saudades de passar uma tarde no sofá a ler, apaixonada por uma história e desta vez com o bónus de ter a Ema como companhia… E eu, que sempre tive uma opinião a preto e branco sobre o conflito no Médio Oriente e que agora sei que é, provavelmente, a realidade com mais matizes de cinzento na história do mundo…

Para quem não conhece a “saga Gabriel Allon”, aconselho-vos a começar pel’ “A Mensageira”. Podem conhecer a colecção aqui.

1507-1

 

Anúncios

3 thoughts on “Jerusalém no sofá

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s