Museu dos Descobrimentos

A primeira coisa que aprendi sobre ter um cão bebé é que nos resta pouco tempo para outras coisas que não sejam educar, brincar, limpar e dar colo a este ser peludo que invadiu a casa há pouco mais de uma semana. Além das horas normais de trabalho, tenho a sensação de não ter feito absolutamente mais nada esta semana. E, claro, também não consegui vir aqui contar-vos coisas giras.

Uma aventura que tinha em dívida já há bastante tempo era a crónica da minha visita ao recém criado Museu dos Descobrimentos, no Porto. Chama-se World of Discoveries e vem colmatar uma lacuna grave no panorama museológico português: o de não haver uma exposição permanente de qualidade sobre a Expansão Portuguesa.

Rumámos ao Porto para uma visita que não foi tão boa quanto esperávamos, não porque o Museu não seja muito interessante, mas porque foi atingida por uma das minhas enxaquecas assassinas que me toldam o raciocínio e que tornam um suplício estar acordada ainda que de olhos fechados.

Mas vamos ao que interessa… O Museu está montado num prédio de fachada estreita, na Ribeira do Porto. A entrada é acompanhada por simpáticos animadores trajados a rigor que nos levam a passear pelas várias sala com écrans interactivos repletos de informação sobre a história da Expansão e por salas caracterizadas como convés de navios, onde vestimos armaduras e carregamos canhões. Após várias salas, chegamos ao Cais, onde somos convidados a embarcar em pequenos navios que nos levam, por um circuito aquático, a passar pelas várias fases e destinos da Presença Portuguesa no Mundo. Alguns dos animais são verdadeiros o que dá ainda mais ambiente ao passeio.

O ponto fraco é a loja onde não encontrei nada que valesse a pena trazer como recordação.

Os bilhetes não são baratos. O de adulto custa 14€ se for comprado no Museu e 11,90€ se for comprado online.

Ainda assim, se passarem pelo Porto, vale a pena ir conhecer. Deixo umas fotografias do passeio de barco para abrir o apetite:

016601520157016101640170 0171 0172

Anúncios

2 thoughts on “Museu dos Descobrimentos

  1. estou impressionada. agora, tenho de o ver ao vivo! mas com esses preços…no entanto, acredito que o investimento tenha sido assim para o “larguito” e deve dar muita despesa um sítio desta dimensão com certeza. as melhoras! 🙂

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s