A propósito da greve na TSF…

… quem me dera ter carteira, para poder não trabalhar hoje. E estar lá, com eles.

Quem me dera poder dizer-lhes, a todos, que o meu amor à rádio morreu há meia dúzia de anos, dentro da rádio, quando, durante o estágio, tive que subir ao piso da programação e percebi que a boca do locutor que estava em antena estava desfasada do som que se ouvia no aquário do técnico. Inocente, perguntei à produtora:

– O que é que se passa para o som aqui do aquário estar com tanto delay?

– Não é delay. Ele está a gravar a emissão de amanhã (Sábado). Isto que estás a ouvir é o som em directo, que ele gravou ontem.

– O som em directo que ele gravou ontem? …

Estas reticências prolongaram-se durante muitas horas… as horas que ainda me faltavam para acabar o turno da noite e as poucas horas de sono que tinha disponíveis até ter que acordar e ir para o meu trabalho diurno, que me sustentava para poder estagiar na rádio, de borla.

Nesse dia, morreu a magia da rádio. Porque a rádio não se faz sem gente. Sem gente dentro, e sem gente fora. Não há rádio sem as pessoas que me ensinaram a gostar da rádio, sem aquelas pessoas que, na faculdade, me obrigaram a rasgar a folha de candidatura a estágio porque eu só lá tinha jornais desportivos e televisões. E me disseram que o meu lugar era na antena da rádio. Eu acreditei. E fui. E fui muito feliz na rádio. E depois não quis ficar. Não quero ser desta rádio. Eu não posso ser de um sítio que não tem gente. Eu quero jornalistas, quero técnicos de som, quero locutores, produtores e quero ouvintes. Quero gente que queira ouvir a rádio da gente da rádio.

Obrigada aos que têm carteira e estão hoje a lutar por isso. A minha singela homenagem!

Deixar um comentário

