Açores 3 | As Furnas

As Furnas constituem um clássico nas visitas à ilha de São Miguel e, como dizia o outro, já que “Clássico é clássico e vice-versa” decidimos começar em grande, e provar o cozido típico da região. É basicamente igual ao outro mas tem um sabor entranhado a enxofre. De qualquer maneira, deu-nos as calorias necessárias para mais uma grande caminhada.

Açores 0014

Após o repasto no Tony’s, pelo que nos disseram, a grande referência na especialidade, seguimos o nosso caminho até à Lagoa e achámos por bem deixar o carro cá em baixo, na povoação, que tanto uma como outra queríamos reduzir o perímetro abdominal e tonificar as pernas…

Açores 0017

A subida a pique começou com esta paisagem verdejante e manteve-se dura até avistarmos o poste com a sinalização de caminho certo, mesmo em frente à lindíssima Lagoa das Furnas. Depois de uma mirada nas Caldeiras, onde o cheiro a Enxofre me deu alguma vontade de vomitar, e porque gostamos de complicar aquilo que é sim

ples, porque não fazer um trilho dentro de outro trilho e interromper o trilho da Lagoa ara subir ao Pico do Ferro?

Açores 0024Açores 0054

Como eu e a Sofia funcionamos na base de uma dizer “Mata!” e a outra “Esfola!”, lá fomos nós pela mata acima a vislumbrar aquela paisagem suíça de pastos e vacas a perder de vista. Chegadas ao topo, depois de alguma lama, foi altura de uma foto ao estado lastimável das botas e um brinde enviado aos amigos ausentes:

Açores 0065Açores 0069

Depois da descida, que se revelou mais difícil do que a subida que tínhamos acabado de fazer, ainda decidi tentar dar a volta à Lagoa por um lado que ainda estava inundado, enquanto a Sofia ficou sossegada a rir à gargalhada das minhas tentativas de não escorregar para dentro do lamaçal.

Açores 0074

Depois de uma volta quase completa à Lagoa (pelo lado com estrada), lanchámos e tirámos uma data de fotos a uma igreja abandonada antes de começar a descer de volta à povoação, que o meu medo do escuro não se coaduna com permanecer em matagais após o pôr-do-dol e entre cozido, cervejas frescas e sandes feitas em casa, fizemos nada mais nada menos do que 12km:

Furnas

Anúncios

2 thoughts on “Açores 3 | As Furnas

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s