Sampa D1 | 20 anos depois…

Sampa do meu coração…

Não pisava esta terra há 20 anos e a verdade é que não me lembro de nada. As ruas são muito menos cinzentas do que eu imaginava, mas o tamanho imenso de São Paulo assusta-me.

À chegada à Rodoviária, o primeiro contacto com esta sociedade estranha: há táxis especiais e táxis comuns. Decidimos que um táxi comum dava perfeitamente para aquilo que queríamos e aí fomos nós.
2ª lição em São Paulo: os taxistas paulistas nunca sabem onde fica nada! O Ricardo, na sua ingenuidade, disse ao senhor o nome da rua e ficou à espera que acontecesse magia. Tendo em conta que cada bairro em São Paulo é uma cidade quase autónoma, lá me lembrei de dizer que aquela rua era em Moema e aí sim tivemos feedback “Ah tá, então eu vou na direcção de Moema e lá a gente procura!”. Ui, que medo!

A casa do Francisco fica num condomínio muito nice, parecido com todos os desta zona. Ao contrário do Rio, onde todos os prédios têm um portão de ferro, aqui todas as entradas dos edifícios têm dois níveis de segurança. Depois de respondermos ao porteiro, passamos o primeiro portão e ficamos entre dois portões metálicos. Só depois do primeiro portão fechar é que o segundo se abre, deixando-nos então entrar para o pátio de acesso à porta principal.

Estamos numa típica casa de consultores – está vazia! (Isto é tudo malta que trabalha 12 horas por dia e que não pára em casa, por isso, apesar de ser muito cedo, não está cá ninguém).

Dormimos para descansar da viagem e depois saímos para o Morumbi, onde uma reunião de trabalho que o Ricardo tinha e que era suposto durar uma hora e meia me deixou a dar voltas no Shopping durante 3 horas! Ao fim de ter visto duas vezes as várias mega livrarias dos vários pisos, decidi pôr-me a caminho do Parque Américas para ir resgatar o Ricardo.

Já é de noite, e garanto-vos que para quem está acabadinho de chegar, São Paulo à noite é uma experiência assustadora. Há milhares de pessoas, carros, ônibus, motas e bicicletas a cruzarem as imensas avenidas que circundam a zona. O desgraçado do Tietê (o rio mais feio do mundo) arrasta-se por entre os arranha-ceús e as gruas que o olham lá de cima como quem quer explicar à natureza o que é o progresso.

Imaginei que o imenso viaduto automóvel que separa o shopping do Parque Américas tivesse passagem para peões, e não me enganei. Sempre a olhar por cima dos ombros, atravessei o Tietê e entrei no meio da selva de prédios.

Ainda tentámos voltar a pé para casa mas, parecendo que não, 5km à noite por ruas desconhecidas e ainda mais no único bairro de classe alta de São Paulo que tem uma favela dentro, talvez não seja boa ideia. Fizemos sinal ao primeiro táxi que passou, e foi nesse momento que percebemos que as coisas em São Paulo estavam mesmo difíceis. Quando perguntámos ao taxista se os táxis que estavam livres tinham a luz acesa ou apagada ele respondeu descontraidamente: “A luz deve estar sempre apagada independentemente de a gente ter passageiros. Só acendemos a luz quando suspeitamos que o passageiro está armado ou alguma coisa assim e aí a polícia manda a gente parar!”.

Pronto, está bem então. Para finalizar o dia em beleza, o Francisco, com quem só falámos ao telefone porque estava em Jacobina a finalizar um projecto, disse-nos que tínhamos que ir ao centro no dia seguinte, que era sexta-feira. Isto porquê? Porque o centro tem imensos edifícios lindos de morrer mas está super perigoso e ainda há o bónus da cracolândia. Se formos num dia de semana há mais gente, e por isso fica um bocadinho menos perigoso…

E com estas informações todas, dormi muito mais descansada! :-/

One thought on “Sampa D1 | 20 anos depois…