O nosso Nobel!

Hoje, o professor Ernâni Lopes estaria feliz.
Não sei o que ele diria se estivessemos no Auditório 2 da FCH, numa daquelas tardes de 4ª feira em que ficámos horas a fio a ouvi-lo falar da construção europeia, e alguém lhe perguntasse pela troika, e pelo novo domínio alemão. Por um lado, ainda bem que ele  já não está cá, a ver o mundo questionar o projecto que ele adoptou como seu, como essencial ao nosso futuro. Mas, por outro lado, queria muito que ele estivesse, para ver reconhecido o mais importante dos seus ensinamentos. Foi ele que nos ensinou porque é que não devemos nunca questionar o projecto europeu: “Vocês são a primeira geração de Europeus para quem a guerra não faz parte dos recursos de um estado para resolver conflitos com outro estado”. E isso não tem preço. Talvez nós não atribuamos o devido valor a esse facto, porque não sabemos o que é a guerra, tal como não nos preocupamos muito em celebrar a liberdade porque não sabemos o que é viver em ditadura.

Este ensinamento do professor Ernâni está sublinhado a amarelo fluorescente nos meus apontamentos de “Questões Fundamentais de Construção Europeia”, a cadeira opcional que decidi fazer no 4º ano de faculdade porque queria saber mais sobre isto do que é ser europeu.

Eu não me esqueço professor. Nós não nos podemos esquecer de agradecer aos políticos que foram maiores do que os seus países e fizeram do nosso continente um reduto de paz, depois de tanto sofrimento.

Lembrei-me muito de si ontem. Lembro-me muitas vezes quando vejo as notícias. Merecia ter estado ontem em Oslo. Estaria seguramente muito feliz…

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s