A Conferência (finalmente)

Com 5 dias de atraso, o prometido texto sobre a Conferência do Nuno Rogeiro.

Claro que passados estes dias já não me lembro de muitos pormenores mas durante aquela hora e meia que passámos na Biblioteca de Oeiras, o Nuno Rogeiro abordou alguns temas muito interessantes. Alguns vou ter que investigar melhor com o Marcos, a minha referência no campos das Relações Internacionais.

O Tema era Portugal no Mundo, conferência integrada no Ciclo Conversas na Aldeia Global.

TANEGASHIMA
É uma ilha do Sul do Japão onde aparentemente houve o primeiro contacto entre europeus e japoneses. Está instalada na ilha uma estação espacial das mais modernas do mundo e ao lado, muito perto, um museu da presença portuguesa no Japão que é um dos mais completos sobre a presença portuguesa no Mundo. Já agora, vale a pena pensar nisto…

TRANSIÇÃO CASTELHANO – PORTUGUÊS
Segundo o Nuno Rogeiro, começa a haver sinais de uma transição do Castelhano para o Português em algumas zonas do Uruguai e do Chile, facto a que a proximidade e crescimento do Brasil não serão alheios. Talvez valesse a pena repensar a estratégia de investimento na promoção da língua além fronteiras porque se pensarmos no tamanho do rectângulo e no número de falantes de português, percebemos que talvez a língua seja um património importante.

RELAÇÕES UE – RESTO DO MUNDO
A UE é o nosso parceiro privilegiado, mas não tem que ser o único e muito menos os outros têm que ser secundários. Muito antes de se virar para a Europa, Portugal virou-se para o mar e foi isso que garantiu a nossa independência (hoje em dia apenas formal). Temos potenciais parceiros na América do Sul, em África, na Ásia, e comunidades de grande expressão na América do Norte e na Oceânia. As feridas da ocupação já estão sanadas e há mais Mundo para além da Alemanha. Talvez a nossa história nos dê pistas para a crise.

O ADEUS DA ESCÓCIA
Totalmente fora do contexto da conversa, mas, parece que há uma possibilidade da Escócia deixar de fazer parte do Reino Unido. Não sei nada sobre isto. Soou-me estranho. Será?

GOA
Perdemos Goa em 1961, numa batalha com uma enorme desproporcionalidade de forças. Sei pouco sobre esta história. E o falou-se de um episódio que me fez querer saber ainda mais. Adoro histórias de espionagem, é por isso que devoro os livros do Daniel Silva!

Anúncios

One thought on “A Conferência (finalmente)

  1. BOA!!!! 

    Quoting cafesnopateo : > > > > joanayoggi posted: “Com 5 dias de atraso, o prometido texto sobre > a Conferência do Nuno Rogeiro. Claro que passados estes dias já não > me lembro de muitos pormenores mas durante aquela hora e meia que > passámos na Biblioteca de Oeiras, o Nuno Rogeiro abordou alguns tema” > > > > > >

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s