Caros “Ouvintes”,

Para todos aqueles que me perguntam várias vezes porque raio é que eu, sendo hetero, me dedico tanto à causa LGBT, aqui vai o esclarecimento:

Porque é que não me perguntam porque é que eu me dedico à causa da libertação do Tibete se não sou tibetana?

Ou porque é que sou a favor da liberdade religiosa, se sou ateia graças a Deus (como diria o padre Nuno!)?

Ou porque é que me envolvi na luta pelo sim à despenalização do aborto se nunca estive grávida?

Ou porque é que colaborei com o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, se sou uma pessoa, e não um lobo ibérico…?

Ou porque é que apoio o projecto Gota de Água se não sou uma árvore da Amazónia?

É porque eu acho que faz parte desta coisa gira que é sermos cidadãos do mundo lutarmos pelos direitos uns dos outros, e porque estou cansada de ver amigos meus a sofrer por causa de pessoas e leis preconceituosas. E porque a maior parte das pessoas que critica ou faz piadas com a homossexualidade não faz a mínima ideia do que é a vida difícil dos LGBT. Mesmo! Quantos de vocês já conviveram de perto (e quando eu digo conviver de perto é mesmo conviver de perto, não é só “Ah, eu conheço um!”) com um casal homossexual? Experimentem, a sério. Vão perceber que são iguaizinhos a nós, sem tirar nem pôr!

 

2 thoughts on “Caros “Ouvintes”,

  1. Conviver com um? Vários. Iguaizinhos na pele, no cheiro, na voz, na natureza. Há 3 semanas atrás descobri que os meus vizinhos de cima são um casal e não apenas dois rapazes bem parecidos a partilhar casa. E como é que soube que eram um casal? Porque um deles veio desculpar o outro, tal e qual como faria qualquer marido/mulher, pela forma rude como me tratou quando mandou calar os meus cães. E foi então que liguei os cabos e percebi que eram um casal e os gemidos que ouvia ao domingo de manhã eram deles 🙂 Tudo igual senhores e senhoras.
    A única coisa que não é igual, nunca, entre seres humanos, é o nível de ignorância que é bastante mais elevados nuns do que em outros, e isto vale para tudo: ignorância sobre os LGBT, sobre o que é amar e cuidar de um animal, ignorância sobre as crenças de outrém que não atropelam as nossas, sobre a necessidade de oxigénio deste planeta. É tão fácil ter-se medo da mudança, é tão fácil recear e é tão difícil querer saber mais, conhecer, querem entender, acima de tudo, ouvir.

    Podemos e devemos sempre fazer de tudo para esclarecer os outros, mas infelizmente nada podemos fazer pra que um ignorante seja inteligente ou curioso.

Deixar um comentário

