Café com Letras Maio ’12

Com o Carlos Vaz Marques é sempre a aprender.
Ontem foi dia de mais um Café com Letras, desta vez na Biblioteca de Algés e com mais um desconhecido (para mim): Joel Neto.

O escritor açoriano falou (bastante mal) da sua obra literária  anterior e disse que a última, “Sítios sem resposta”, é, para ele, o seu primeiro livro.
Dividido entre a Lisboa que ama e os Açores, que ama mais ainda e onde vive um terço do ano, Joel Neto, sportinguista de coração, decidiu escrever um livro que começa com uma das personagens a mudar de clube de futebol, que, como é do conhecimento público, é a única coisa que uma pessoa não pode mudar na sua vida! Nasce-se, vive-se e morre-se abraçado a uma mesma bandeira!

Pois o protagonista dos “Sítios sem resposta”, a precisar de uma mudança profunda na sua vida, decide mudar do Sporting para o Benfica (Estúuuuuupido!) e é esse o mote para a história.

Cronista de futebol, televisão, gastronomia (na óptica do comilão) e de golfe (uma das suas grandes paixões), Joel Neto saiu dos Açores aos 18 anos para vir para Lisboa fazer a Faculdade e, como a maioria dos açorianos da sua geração, ficou. Colabora com vários jornais e revistas e quer ter cada vez mais tempo para se dedicar a escrever livros. Tal como quase todos os autores que vão ao Café com Letras, justifica que qualidade literária não tem nada a ver com a quantidade de exemplares vendidos com o caso de José Rodrigues dos Santos que é um sucesso de vendas mas está longe de fazer literatura (eu como nunca li, não opino, mas tenho lá um em casa que me ofereceram e quando ler conto-vos).
Ainda sobre o mesmo assunto, Miguel Sousa Tavares é mais um caso de sucesso de vendas com qualidade literária “inferior ao que deveria” enquanto Jorge Amado e Alexandre Dumas são dois dos poucos exemplos de autores muito bons “literariamente falando” e que tiveram largo reconhecimento do público.

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s