Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres

Estar a ler o “Guerra e Paz” tem a vantagem de podermos ler outras coisas entretanto. Ainda mais quando se está a ler o “Guerra e Paz” condensado num só volume, ou seja, mais de 1000 páginas de letra tamanho 8!

Estava lá em casa desde Dezembro, à espera que eu ganhasse coragem para o abrir, “Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres”. E um destes Domingos de sol, decidi levá-lo a passear até à praia de Paço de Arcos onde nos sentámos a conversar. E foi uma conversa tão boa que só terminou à noite e na última página. Na verdade não acabou, porque o livro termina com “:” o que não é propriamente um fim.

Fiquei com vontade de o ler depois de ouvir a Zélia Duncan a falar sobre ele como só um apaixonado das letras falaria “O livro começa com uma vírgula, então é um livro que já começou e que eu tenho que pegar no meio, como se fosse um trem já em movimento.” E é mesmo. A história já começou, sem que eles tivessem a delicadeza de esperar por nós e, ou apanhamos o barco, ou ficamos em terra…

É um pânico ter que escrever sobre um livro destes… é tão difícil… só lendo é que se percebe o quanto ele é especial.

Toda a história e aquele romance lindo entre aqueles dois seres é de uma delicadeza, de um respeito (por cada um deles e pelo que sentem um pelo outro) que nos parece ser vivido noutro mundo que não o nosso. Foi um mergulho intenso noutra dimensão. Não consegui parar (ainda bem que era Domingo), e no fim, apesar da vontade de ler mais e mais, e dos dois pontos que não encerram a história, ficamos com a nítida sensação de que o que se vai passar a partir dali já não nos diz respeito.

Fantástica obra da Clarice. Valeu ZD!

Anúncios

One thought on “Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres

  1. Já acabei. É mesmo essa a sensação… Quase se teme que ans última s páginas se vá encontrar alguma “indiscrição”…, mas é claro que não! Adorei. Obrigada.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s