Fã da Praça

Há uns tempos decidi ouvir o que a minha avó me dizia e ir confirmar com os meus próprios olhos se ir à praça era mesmo giro e barato.

Já lá vão uns meses e, desde então, de 15 em 15 dias, ao Sábado é dia de levantar às 8h (diz a avó que ir à praça depois das 8h30 não vale a pena porque já não há nada de jeito), e rumar à Ribeira, onde há de tudo como na farmácia e, de facto, mais barato.

A D. Rosa dos tremoços já pergunta por mim quando eu não vou e a D. Celeste das batatas e cebolas pergunta-me sempre para que é que as quero para me poder ajudar a escolher as melhores. E livrem-se de pedir nectarinas em Outubro à m’nina Anabela da fruta, que ela diz logo que já não estão boas e que levem antes clementinas.

A D. Fátima dos legumes, outro dia, quando lhe comprei duas alfaces e umas cenouras ofereceu-me duas cabeças de bróculos e a D. Bela, também dos legumes, quando lhe peço ao Sábado cogumelos e digo que são para usar só na sexta-feira diz que me guarda na 5ª para serem mais frescos.

Isto já para não falar do menino do talho Gonzalez que me escolhe sempre a carne mais bonita que tem.

As idas à praça em família são um dos meus últimos divertimentos e já criei ali uma rede muito catita de contactos. A malta da praça é impagável… mesmo as senhoras do peixe, que se metem connosco sempre que passamos.

E cá estou eu a escolher não sei bem o que na banca da m’nina Anabela:

Em resumo, vantagens de ir à praça:

| É muito giro!

| É muito mais barato que o mais barato dos supermercados!

| As senhoras deixam-nos escolher e ainda ajudam!

| Oferecem-nos coisas (não é sempre, afinal de contas, elas vivem daquilo!)

| Há sempre montes de turistas e acaba-se sempre a manhã nalguma interacção do género explicar a uma americana que uma abóbora menina pode mesmo custar 0,60€ / kg

| Há o Cacau da Ribeira

| Não me lixem, cozinhar com coisas frescas não é o mesmo que com congelados

| Começar o Sábado às 08h30 implica ter Sábado que nunca mais acaba

| As frutas e legumes duram à vontade 15 dias ou mais sem se estragarem

| Ter compras em casa com este aspecto:

Alface Roxa, Alface Francesa, Alface Frisada, Bróculos (oferta), Cenoura, Coentros (oferta), Courgettes, Alho Francês, Bananas, Uvas, Pêra Rocha, Manga, Pêra Abacate, Tomate Cherry, Oregãos Frescos, Menta Fresca, Cogumelos Frescos e Morangos

One thought on “Fã da Praça

Deixar um comentário

